(+258) 21 304 681 info@msumbiji.co.mz

A empresa de construção naval SunConcept do distrito de Faro, desenvolveu com sucesso, o primeiro barco eletro-solar movido a energia solar.

Imagine um barco que não causa poluição, que não promove a degradação ecológica nem a perda de espécies, que não contribui para as alterações climáticas e que liberta os seus donos de encargos económicos que pesam todos os dias no bem-estar das suas famílias.

A SunConcept estreou com sucesso o seu primeiro barco solar na passada sexta-feira e pensa agora na produção em série com o principal objetivo de exportação.

“Correu excelentemente, dentro das nossas expetativas, e [o barco] atingiu a velocidade esperada apenas com a ajuda da energia solar”, afirmou à agência Lusa Jorge Severino, sócio e responsável pelo desenvolvimento e pela produção do Sun Concept.

A embarcação SunSailer foi lançado à água numa rampa ao lado das docas de Olhão, o barco SunSailer 7.0 possui sete metros de comprimento, 2,4 metros de largura e dois motores elétricos ligados a baterias ocultas dentro da embarcação, sendo as baterias alimentadas através de seis grandes painéis solares fotovoltaicos que lhe dão um ar futurista.
O agrupamento de baterias proporcionam ao barco SunSailer uma autonomia considerável de oito horas de navegação noturna, ou seja sem luz solar.

O projeto ‘SunSailer’ representa a aposta inicial da SunConcept ao materializar a nossa visão de uma alternativa verdadeiramente sustentável às embarcações de recreio e trabalho, quer a nível económico, quer ecológico, demonstrando assim o nosso compromisso com o fomento da náutica sustentável.